"PELA EMANCIPAÇÃO HUMANA"

PELA EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA,

PELA LIBERTAÇÃO DO OPRIMIDO EM TODO O MUNDO,

PELO FIM DO RACISMO E DO MACHISMO,

POR UM HIP HOP COMBATENTE E NÃO SUBSERVIENTE,

A LUTA CONTINUA!!!

Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O cerco dos tubarões



O cerco dos tubarões



Ao redor da ilha os tubarões do grande capital a espera do momento certo, “atravessar o oceano e invadir a ilha”.
Tentativa fracassada o episódio da Baía dos Porcos. Mais uma vez os EUA tentavam interferir em um país da América que tenha passado por um processo revolucionário.
Sabemos que Cuba é um país revolucionário, mas sabemos também que nem toda revolução leva necessariamente ao socialismo.
Socialismo esse impossível em um só país parece que esta questão poderia estar superada principalmente nas “esquerdas” espalhadas pelo mundo.
Opiniões de setores de uma suposta “esquerda” no Brasil divergem sobre a ilha. Uns falam em socialismo democrático contrapondo-se ao “socialismo” cubano. Outros dizem que o socialismo em Cuba continua.
E assim segue os argumentos dos mais variados possíveis, tanto para a defesa do sistema cubano, quanto para a crítica.
O que nos interessa saber aqui é qual a construção coletiva e um projeto revolucionário no sentido de trazer o novo contra este sistema destrutivo do capital?
Levando para este campo a discussão, vemos que Cuba tem muito a nos ensinar, enquanto uma sociabilidade que parte da valorização do humano e não da mercadoria e da coisificação do trabalhador.
Potencializar o ser nas suas atividades no que de melhor é possível para a construção coletiva do ser social. Se é socialismo ou não isso não importa, o que interessa são os avanços no sentido da construção do novo, da experiência histórica daquele país em meio a um violento bloqueio econômico que limitou a capacidade produtiva e de intercâmbio com o mundo, desde as primeiras organizações sociais que os grupos humanos sentiram a necessidade de trocar com outros grupos para garantir a sua manutenção, quando Cuba é privado desse aspecto vital por conta do embargo, fica difícil o acesso a vários bens necessários a vida que não é dado pela natureza em seu solo, eis a grande violência proporcionado pelo Imperialismo e os países seguidores dessa doutrina tirânica do Capital representando e executado em nome da democracia capitalista. Para qualquer discussão de um mundo novo na perspectiva do trabalho, não podemos fechar os olhos sobre a experiência histórica da revolução cubana, mas temos que resgatá-la, pois Cuba está um passo a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário